Central de Atendimento: (11) 3255-0943 | contato@signatec.com.br

MICROFONIA – POR QUE MEU APARELHO AUDITIVO APITA?

microfonia

Talvez você tenha se deparado algumas vezes com a questão: Por que meus aparelhos auditivos apitam?

Uma queixa comum entre os usuários de aparelho auditivo é o apito que algumas vezes eles apresentam. Esse apito é chamado de microfonia ou feedback. Ele ocorre quando há um retorno do sinal de saída do aparelho para o microfone. Embora essa queixa tenha diminuído ao longo dos anos devido as novas tecnologias presentes nos aparelhos (gerenciador de feedback, por exemplo), ela ainda pode ocorrer em algumas situações. Geralmente isso ocorre não por defeito ou mau funcionamento do aparelho auditivo, mas por outros fatores.

Abaixo seguem algumas dicas do que pode causar a microfonia:

– Molde com folga. É normal que com o tempo os moldes tendam a ficar folgados no ouvido. Em casos nos quais os pacientes apresentem perda de peso considerável isso também ocorre. Em ambos os casos é necessário realizar a confecção de novos moldes.

– Escape de som pelo tubinho do molde auricular (geralmente em aparelhos muito potentes);

– Rachaduras no molde, tubinho e/ou gancho (nos casos de aparelhos retro auriculares);

– Rachaduras na cápsula (nos casos de aparelhos intra-auriculares);

– Aparelhos muito potentes. Nesses casos a chance de haver microfonia é muito alta. Aparelhos potentes precisam de moldes que vedem bem a orelha impedindo o escape do som. No entanto, fatores tais como anatomia da orelha, dificultam esse processo.

– Cera no ouvido. Quando ocorre a obstrução do canal auditivo por cera o som “bate e volta” causando a microfonia. O uso de Aparelho auditivo pode estimular a produção de cera em alguns pacientes. Portanto, são necessárias visitas periódicas ao seu otorrinolaringologista.

FIQUE ATENTO!!!

É normal o Aparelho Auditivo apitar:

– Quando estiver ligado e fora da orelha;

– Enquanto são colocados ou retirados da orelha;

– Ao aproximar a mão ou algum objeto, tal como o telefone posicionado incorretamente. Em alguns casos como esses a microfonia pode não ocorrer por se tratar de um aparelho auditivo de baixa potência (mais fraco) ou com o recurso de Cancelamento de feedback ativado.

O defeito técnico pode acontecer. Porém, é a causa menos frequente em casos de microfonia. O ideal é sempre procurar um Centro Auditivo de sua confiança e consultar sua fonoaudióloga para que seja realizada uma avaliação rigorosa e que a causa da microfonia seja identificada e consequentemente o problema seja resolvido.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on TumblrShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

Home | A Empresa | Serviços | Produtos | Localização | Dicas | Parceiros | Contato

Todos os Direitos reservados por lei a Signatec Aparelhos Auditivos.

by. CRIATIVA artes